Grupos de Pesquisa

There are no translations available.

Os primeiros Grupos de Pesquisa do CEFET-MG iniciaram suas atividades na década de 1990, com o objetivo de agrupar docentes que trabalhavam em temática comum, dentro de um mesmo Departamento ou Coordenação, ou com abordagens multidisciplinares de uma mesma temática, em diferentes Departamentos ou Coordenações da Instituição.

Naquela década foram formados 09 (nove) Grupos de Pesquisa, formalizando a existência de grupos que já possuíam certo nível de organização e, na sua maioria, encontravam-se envolvidos com a formação de recursos humanos para a pesquisa, quer em nível de Pós-Graduação stricto e lato sensu ou em nível de Iniciação Científica e Tecnológica.

Ao final de 2015, o CEFET-MG contava com 95 (noventa e cinco) Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse aumento indica a direção correta que foi tomada para a consolidação da política de incentivo à formação de grupos de pesquisa e de valorização do pesquisador na Instituição.

Clique aqui para realizar a busca de informações detalhadas sobre os Grupos de Pesquisa do CEFET-MG.

A figura abaixo exibe a distribuição destes Grupos de Pesquisa por Grande Área de Conhecimento. Nota-se a partir desta tabela a predominância de grupos de pesquisa na Grande Área de Conhecimento Engenharias (45% do total de grupos). Este fato está intimamente relacionado com as características de uma Instituição federal de ensino superior no âmbito da educação tecnológica.

Distribuição dos Grupos de Pesquisa por Grande Área de Conhecimento.

 

Sobre a Criação de Grupos de Pesquisa no CEFET-MG

A criação de um Grupo de Pesquisa, com seu respectivo cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, dá maior visibilidade à sua produção e permite, ainda, compartilhar informações acercas das pesquisas em andamento no CEFET-MG. Para alguns editais da Instituição, a participação do solicitante em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq é um requisito necessário.

A criação de grupo de pesquisa, visando ao seu registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq como grupo certificado pelo CEFET-MG é constituída, basicamente, nos seguintes passos:

  1. O pesquisador interessado na criação do grupo envia mensagem para a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , com informações a respeito do grupo a ser criado:
    • Nome do grupo;
    • Área de atuação/linhas de pesquisa;
    • Pesquisadores - e suas afiliações (no mínimo 2 servidores efetivos do CEFET-MG);
    • Alunos - a participação de alunos é obrigatória;
    • Nome do líder - o líder deverá ser um pesquisador-doutor. Um doutor só poderá liderar um grupo;

Tanto pesquisadores quanto alunos deverão ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado há não mais do que 120 dias.

2. A DPPG avalia a pertinência da criação do grupo. Em caso afirmativo, faz-se o cadastro do líder no diretório do CNPq.

3. O líder cria o grupo no diretório, informando nome, área de atuação, entre outros dados. O grupo fica aguardando a certificação.

4. A DPPG confronta as informações apresentadas no diretório com aquelas apresentadas na solicitação de criação do grupo e, estando tudo de acordo, certifica o grupo.

Para criar um Grupo de Pesquisa ou atualizar as informações de um Grupo de Pesquisa existente, clique aqui.