Sobre o PPGMMC

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional caracteriza-se pelo desenvolvimento de pesquisas de caráter interdisciplinar. Tal particularidade se manifesta ao se considerar que:

• os conceitos e técnicas de modelagem não se caracterizam pela sua universalidade. Antes, pelo contrário, no que concerne à modelagem, o que se observa é uma grande dispersão de técnicas, vocabulário não padronizado e mesmo diferenças conceituais importantes;

• a constituição de grupos não homogêneos com pesquisadores oriundos de diversas áreas do conhecimento para estudo integrado de problemas de modelagem vem possibilitando a transferência de técnicas, de vocabulário e de conceitos de uma área do conhecimento para as outras, gerando novos conhecimentos e implicando no surgimento dessa nova disciplina;

• a síntese de técnicas, a uniformização de vocabulário e a criação de conceitos mais abrangentes proporcionam um alargamento das fronteiras do conhecimento.


Contexto Institucional

A implantação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) se deu, após sua recomendação pela CAPES em 2005, compondo o conjunto de medidas para a consolidação e expansão da pós-graduação stricto sensu no CEFET-MG, conforme apresentado em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, tendo em vista sua transformação em Universidade Tecnológica. Dentro da atual estrutura organizacional do CEFET-MG, o PPGMMC vincula-se à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – DPPG, possuindo estreita articulação com os Cursos de Graduação, bem como Cursos de Ensino Médio e Técnico da instituição.

Cabe destacar que o Programa conta com apoio institucional amplo, regulamentado pelas instâncias colegiadas da Instituição, com destaque para o Programa Institucional de Fomento a Pesquisa do CEFET-MG (PROPESQ, Resolução CEPE 64/08) cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de atividades de pesquisa na Instituição e o fortalecimento dos cursos de pós-graduação stricto sensu.

O CEFET-MG possui 38 cursos de educação profissional técnica de nível médio; 12 cursos de graduação em áreas como Engenharias, Administração e Química, além do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes; e 08 cursos de pós-graduação stricto sensu, quais sejam, Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional, Mestrado em Educação Tecnológica, Mestrado em Engenharia Civil, Mestrado em Engenharia da Energia, Mestrado em Engenharia Elétrica, Mestrado em Estudos de Linguagens e Mestrado em Engenharia de Materiais.

No que se refere ao seu corpo docente, o CEFET-MG conta atualmente com 202 doutores, nas mais diversas áreas de conhecimento, e 307 mestres, em um total de 683 docentes efetivos.

O CEFET-MG tem operacionalizado, sistematicamente, na sua prática, o princípio da verticalização dos níveis de ensino: médio, graduação e pós-graduação. A verticalização no ambiente do CEFET-MG significa ação comunicativa que persegue uma prática pedagógica de maneira integrada, consolidando conteúdos programáticos e inovando experiências.


Instalações Físicas

A estrutura física do PPGMMC compreende secretaria própria, sala de coordenação, 02 salas de reuniões de uso compartilhado com o Programa de Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET) e 04 salas de aulas, também de uso compartilhado com o PPGET, além de 01 sala de estudo para os alunos do Programa. O PPGMMC está instalado no campus II do CEFET-MG, em Belo Horizonte, ocupando uma área aproximada de 600 m2. Esta área corresponde ao quarto e quinto pisos do Prédio 7, anexo ao prédio da Biblioteca do Campus II, inaugurado em julho de 2000.

No quarto piso, estão instaladas as quatro salas de aulas e a sala de estudo dos alunos. Cada sala possui capacidade para 35 (trinta e cinco) alunos. No quinto piso, estão os setores administrativos do Programa e gabinetes individuais de docentes vinculados à pós-graduação, além das duas salas de reuniões. É importante mencionar que todos os docentes do curso contam com gabinetes para a realização de seus trabalhos.

Além disso, o Curso tem a possibilidade de uso de toda a infraestrutura existente no campus II da instituição, em especial aquela pertencente ao Departamento de Computação, inaugurado em março de 2010. Dessa forma, o Programa tem acesso a mais de 50 salas de aula, quatro auditórios, cantinas e refeitório, além de laboratórios diversos. Os alunos contam com espaço exclusivo mobiliado e equipado com computadores interligados à Internet e com acesso ao Portal de Periódicos CAPES, dedicado prioritariamente aos alunos bolsistas. Ademais, os alunos contam com espaço de estudo próprio na Biblioteca do campus.


Infraestrutura Laboratorial

O corpo social do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) dispõe de ampla infraestrutura laboratorial para a realização de seus trabalhos de pesquisa, a qual foi constituída a partir de auxílios financeiros de órgãos de fomento como CNPq e FAPEMIG para projetos de pesquisa conduzidos por docentes do Programa, bem como a partir de auxílios financeiros do próprio CEFET-MG.

Cabe destacar que esta infraestrutura foi significativamente ampliada a partir de março de 2010, com a inauguração do novo prédio do Departamento de Computação (DECOM) do CEFET-MG. Especificamente, o corpo social do Programa desenvolve seus trabalhos em 08 laboratórios de pesquisa que são brevemente descritos a seguir.

Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI)

O LSI tem como objetivo primordial investigar os fundamentos teóricos, bem como a aplicação do comportamento inteligente, no desenvolvimento de sistemas computacionais mais robustos, adaptáveis e poderosos. Para tanto, busca-se compreender o que é um "comportamento inteligente", e como tal comportamento poderia ser incorporado aos sistemas computacionais utilizados em várias áreas do conhecimento. Embora, não haja nenhuma restrição quanto ao domínio de aplicação dos sistemas inteligentes, algumas áreas destacam-se como áreas de aplicação preferenciais do grupo, dentre as quais destacam-se: sistemas de informação, sistemas para automação industrial e controle inteligentes, robótica co-evolucionária, vida artificial e modelagem de sistemas cognitivos-emocionais.

O LSI ocupa uma área de aproximadamente 55 m2, nas salas 301 e 302 do Departamento de Computação – Prédio 17 do Campus II do Cefet-MG. O LSI dispõe de 17 modernas estações de trabalho para uso dos pesquisadores e alunos, além de equipamentos servidores de rede, dispositivo de storage, disposito de backup automático, uma modesta biblioteca especializada com mais de 630 títulos – mantida atualizada com recursos provenientes de projetos de pesquisa. Além disso, o LSI oferece aos seus pesquisadores e alunos uma série de recursos de hardware e software, tais como: diversos kits robóticos, estações de trabalho equipadas para processamento gráfico de alta qualidade, impressoras, servidores SVN, ferramentas para gestão de projetos, acesso remoto via rede VPN, sistema on-line para acesso à biblioteca especializada, e diversas outras facilidades.

Sítio web do LSI: http://www.lsi.cefetmg.br

Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Informação Multimídia (Piim-Lab)

O Piim-Lab tem como objetivo principal desenvolver ferramental científico e tecnológico responsável por fundamentar aplicações relacionadas à análise e ao desenvolvimento de sistemas de informação multimídia, sistemas de comunicação em mídias digitais, jogos digitais, ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas de visão computacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos no Piim-Lab contribuem para a formação de profissionais dotados de habilidades humanísticas, tecnológicas e científicas que os capacitam a atuar de forma integrada em diversos setores da sociedade. As principais áreas do conhecimento que subsidiam os trabalhos de pesquisa realizados no Piim-Lab são a Ciência da Computação, os Estudos de Linguagens e a Ciência da Informação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Análise do Discurso Midiático, Linguística Aplicada, Processamento de Imagens Digitais, Recuperação de Informação Multimídia, Semiótica, Sistemas de Informação Multimídia e Visão Computacional.

O Piim-Lab ocupa uma área de aproximadamente 26 m2 no segundo andar do prédio do Departamento de Computação (Sala 205 - Prédio 17) no Campus II do CEFET-MG. A infraestrutura básica do Piim-Lab é composta pelos seguintes equipamentos: 07 modernas estações de trabalho, equipadas para processamento gráfico de alta qualidade, 01 máquina servidora, 01 tablet PC, 01 sistema de energia ininterrupta (no-break) e 01 projetor multimídia. Além disso, o Piim-Lab oferece aos seus usuários uma série de recursos de hardware e software, tais como: 02 filmadoras digitais (Interface USB), 02 câmeras de vídeo para aplicações industriais (Interface Gigabit Ethernet), 02 microcâmeras do tipo OEM, 04 tripés semi-profissionais, 01 Jogo de ferramentas, Servidores SVN, Ferramentas para gestão de projetos e acesso remoto via rede VPN.

Sítio web do Piim-lab: http://piim-lab.decom.cefetmg.br

Laboratório de Automação, Controle e Sistemas Embarcados (LACSE)

O LACSE tem como linhas principais de pesquisa, a modelagem, simulação e controle de sistemas dinâmicos com emprego de técnicas de inteligência computacional. Os trabalhos desenvolvidos neste âmbito nos últimos anos têm utilizado desde plantas industriais reais, com ênfase nas áreas de metalurgia e siderurgia, até plantas acadêmicas em escala piloto, como por exemplo, a planta didática de tanques interativos existente no laboratório. Este último caso se constitui de um aparato dotado de sensores, atuadores e sistemas de monitoração típicos de sistemas industriais reais, o que confere bastante similaridade da planta didática com equipamentos e sistemas automatizados existentes no meio produtivo atualmente.

O LACSE localiza-se no segundo andar do prédio do Departamento de Computação (Sala 204 - Prédio 17) no Campus II do CEFET-MG. A infraestrutura básica do LACSE é composta pelos seguintes equipamentos: 01 Planta Didática SMAR PD-3, composta de sistema de tanques interativos e dotada de instrumentação e sistemas de controle digital que permitem investigação de técnicas avançadas de controle, de tratamento de sinais, de otimização, entre outras; 05 computadores pessoais, monitores 19" LCD; ; 20  kits  LEGO  NXT para  experimentos  com sistemas robóticos e sistemas embarcados.

Laboratório de Pesquisa Operacional (LabPO)

O LabPO tem como objetivo desenvolver teoria e ferramentas para solução de problemas reais e teóricos de pesquisa operacional. Os projetos desenvolvidos no LabPO abrangem várias classes de problemas de pesquisa operacional, como problemas lineares e não-lineares, problemas contínuos e discretos, problemas unimodais e multi-modais, etc. As principais áreas de interesse do laboratório são: Ciência da Computação, Pesquisa Operacional, Programação Linear, Otimização Não-linear, Programação Inteira e Combinatória, Computação Evolucionárias, Otimização de Sistemas Dinâmicos e Otimização Robusta.

O LabPO localiza-se no segundo andar do prédio do Departamento de Computação (Sala 208 - Prédio 17) no Campus II do CEFET-MG. A infraestrutura básica do LabPO é composta pelos seguintes equipamentos: 09 estações de trabalho para uso dos pesquisadores e alunos, 01 computador de alta performance, 02 computadores portáteis e 01 impressora.

Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos (LABORES)

O LABORES constitui uma das sedes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (INWEB - www.inweb.org.br), que é uma rede integrada de pesquisadores de quatro instituições (UFMG, CEFET-MG, UFAM, UFRGS). O INWEB foi criado para projetar e desenvolver sistemas, tecnologias e aplicações que permitam explorar as possibilidades de uso da Web no futuro de forma benéfica para a sociedade. As principais áreas de interesse do LABORES são: Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores, Sistemas Web e Comércio Eletrônico e Sistemas de Banco de Dados.

O LABORES localiza-se no segundo andar do prédio do Departamento de Computação (Sala 207 - Prédio 17) no Campus II do CEFET-MG. A infraestrutura básica do LABORES é composta pelos seguintes equipamentos: 10 estações de trabalho para uso dos pesquisadores e alunos, 01 máquina servidora e 01 impressora.

Laboratório de Sistemas Complexos e Sistemas Dinâmicos (LSCSD)

O LSCSD concentra suas atividades de pesquisa em abordagens teóricas e computacionais para investigação de sistemas complexos e sistemas dinâmicos. Os pesquisadores do PPGMMC que atuam neste laboratório exercem atividades de pesquisa em quatro áreas basicamente: estudo de Processos Estocásticos, Sistemas Granulares, Sistemas Quânticos e Sistemas Bioloógicos. Frequentemente, os temas abordados no âmbito do LSCSD são interdisciplinares e, de modo geral, duas ou mais abordagens são empregadas, entre experimento, teoria, simulação e visualização. Os trabalhos realizados possuem interconexão com diversas áreas, tais como matemática, computação e engenharias, e também com potenciais repercussões para áreas como biologia, nanotecnologia, economia, finanças, geologia, ecologia, entre outras.

O LSCSD localiza-se no quarto andar do Prédio 7 do Campus II do CEFET-MG. A infraestrutura básica do LSCSD é composta pelos seguintes equipamentos: 07 estações de trabalho para uso dos pesquisadores e alunos, 01 estação de trabalho de alto desempenho e 01 impressora.

Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD)

O LCAD localiza-se no quarto andar do prédio do Departamento de Computação (Prédio 17) no Campus II do CEFET-MG. O LCAD dispõe de um grid computacional composto por 96 processadores de última geração, tendo seu uso compartilhado não somente por docentes e discentes do PPGMMC, como também por docentes e discentes de toda a instituição.

Centro de Computação Científica (CCC)

O Centro de Computação Científica (CCC) do CEFET-MG localiza-se no Prédio 7 do Campus II e representa uma das principais estruturas de apoio às atividades de pesquisa do PPGMMC.

O CCC é composto por 56 estações de trabalho, 05 estações de trabalho RISC-IBM, 5 estações de trabalho Sun SPARC-Ultra, 11 servidores de rede que operam na modalidade de alta disponibilidade, além de impressoras, mesa digitalizadora, dentre outros equipamentos.


Sistema de Bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas do CEFET-MG é composto por 10 Bibliotecas, sendo 03 em Belo Horizonte e 07 distribuídas em cada um dos campi situados no interior do Estado (Araxá, Curvelo, Divinópolis, Leopodina, Nepomuceno, Timóteo, Varginha). Todas as bibliotecas compartilham entre si, via um sistema informatizado, os recursos bibliográficos. Além disso, o Sistema de Bibliotecas do CEFET-MG oferece serviços do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT), espaços adequados para estudos individuais e em grupo, salão de leitura, e atendimento nos três turnos.

Especificamente, o corpo social do PPGMMC faz uso freqüente dos recursos da Biblioteca do Campus II do CEFET-MG, situada em Belo Horizonte. A Biblioteca desse campus possui um acervo de 20.710 exemplares, correspondendo a 10.452 títulos de obras (livros, dissertações, CD-ROMs, dicionários e outros), principalmente, mas não apenas, nas áreas de computação, física, matemática, estatística, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia da produção civil, química, radiologia e normalização e qualidade.

A aquisição de livros para a Biblioteca é realizada via recursos de convênio e do orçamento da União. O acervo tem sido aumentado regularmente com novas aquisições. No caso específico de acervo bibliográfico para a pós-graduação, a FAPEMIG vem realizando, anualmente, desde 2006, editais para a aquisição de livros, nos quais o CEFET-MG tem sido contemplado.

Síto web do Sistema de Bibliotecas: http://www.biblioteca.cefetmg.br/

Editores