Corpo Docente

A equipe de docentes do PPGMMC compõe-se de pesquisadores com formação nas seguintes áreas de origem: computação (14% do corpo docente), engenharias (43% do corpo docente), física (32% do corpo docente) e matemática e estatística (11% do corpo docente). O perfil dessa equipe tem-se mostrado adequado ao desenvolvimento de pesquisas e de atividades de pós-graduação na área de modelagem matemática e computacional, envolvendo a proposição de soluções para problemas em diversas áreas de conhecimento e variados ramos da atividade econômica.

A constituição e atuação de tal grupo tem se pautado por uma preocupação permanente com os paradigmas do trabalho verdadeiramente interdisciplinar. O corpo docente compõe-se por 20 docentes permanentes e 08 docentes colaboradores, sendo 18% deste grupo composto por bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Além disso, desses 28 docentes, 24 pertencem ao quadro efetivo da instituição e 04 são externos a este quadro.

A média de tempo de titulação do corpo docente do PPGMMC é de aproximadamente 12 anos, tendo a seguinte distribuição: 03 docentes acima de 20 anos de doutorado, inclusive; 13 docentes tendo período maior que 10 anos, inclusive, e menor que 20 anos, exclusive; 06 docentes tendo período maior que 5 anos, exclusive, e menor que 10 anos, exclusive; e os demais 06 docentes com tempo de doutorado menor que 5 anos, inclusive. Dos 28 docentes, 10 estão acima do tempo médio como doutor. O grupo é, portanto, jovem em sua formação científica. A idade média do grupo é de 47 anos, havendo 16 docentes acima dessa idade e 12 outros abaixo. Deve-se ressaltar que todos os docentes permanentes têm regime de trabalho de dedicação exclusiva.

Editores