Admissão

O Processo Público para Seleção e Admissão de Alunos Regulares nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional é regido por edital próprio de acordo com o disposto no Art. 17 do Regulamento do Programa, sendo tal edital disponibilizado na opção Downloads.

O número de vagas oferecidas é fixado anualmente pelo Colegiado do PPGMMC, e consta no referido edital. Vagas adicionais poderão ser ofertadas de acordo com a disponibilidade dos professores-orientadores.

A avaliação dos candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional compreende duas etapas, todas de caráter eliminatório:

  1. Etapa de Análise do Projeto de Pesquisa e Documentação;
  2. Etapa de Entrevista.

Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição um comprovante de proficiência em leitura de texto técnico-científico em língua inglesa emitido por entidade competente.

As etapas de avaliação visam avaliar o perfil do candidato, com o objetivo de estabelecer os vínculos entre os professores-orientadores, os candidatos e seus respectivos projetos de pesquisa. Especificamente, na Etapa de do Projeto de Pesquisa e Documentação são analisados os documentos a seguir, cujos modelos são disponibilizados na opção Downloads:

  • Curriculum Vitae, conforme modelo padrão definido no edital;
  • Históricos Escolares, ou documento equivalente;
  • Projeto de Pesquisa sobre tema específico da linha de pesquisa pretendida pelo candidato, conforme modelo padrão definido no edital;
  • 02 (duas) Cartas de Recomendação, conforme modelo padrão definido no edital.

Maiores informações a respeito do Processo Público para Seleção e Admissão de Alunos Regulares pode ser obtida no Edital disponibilizado para este fim na opção Downloads.

Taxa de Inscrição

Para participar do Processo Seletivo, o candidato deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$30,00 (trinta reais). Esta taxa deverá ser paga no Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Seguem abaixo orientações para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU):

1) Acessar o seguinte endereço:
https://www.sinapse.cefetmg.br/jsp/gru/pagina/manterguiagru/emitirguiagru.jsf

2) Preencher as seguintes informações:

Nome Contribuinte: (NOME COMPLETO)
Unidade: Colegiado da Diretoria
Tipo Pagamento GRU (mesmo para doutorado):

028 - Mestrado Modelagem Matemática e Computacional - Taxa processo seletivo para aluno Regular (inscrição e matricula, altera o valor).

029 - Mestrado Modelagem Matemática e Computacional - Taxa processo seletivo para aluno Especial

30 - DPPG - Mestrado Modelagem Matemática e Computacional - Taxa de matrícula (Doutorado ou Mestrado aluno Especial)

Valor: Será divulgado na pagina principal sempre na abertura dos processos seletivos

Data Vencimento:  Será divulgado na pagina principal sempre na abertura dos processos seletivos

3) Gerar a guia.


Atenção: O pagamento da GRU NÃO poderá ser realizado como "Agendamento de Pagamento". Em nenhuma hipótese a inscrição será aceita nessa condição.

Editores