Exams & Seminars

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO - Lillia dos Santos Barsante Silva

Thursday, 19 April 2018 18:16

There are no translations available.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional – PPGMMC tem o prazer de convidar a comunidade científica para a 12ª sessão pública de apresentação e defesa da Tese de Doutorado:

CANDIDATO (A): Lillia dos Santos Barsante Silva

TÍTULO:

“Modelos Entomológicos Determinísticos sob Influência de Variáveis Climáticas para Estudos de Eficácia do Controle Ambiental do Aedes”.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. José Luiz Acebal Fernandes (Orientador)

CEFET-MG

Prof. Dr. Rodrigo Tomás Nogueira Cardoso (Coorientador)

CEFET-MG

Prof. Dr. Marcelo Carvalho de Resende

FUNASA

Prof. Dr. Anibal Munoz Loaiza

UNIVERSIDAD DEL QUINDIO

Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Souza

CEFET-MG

Prof. Dr. Arthur Rodrigo Bosco de Magalhães

CEFET-MG

LOCAL:

Auditório do prédio 12 Campus II, CEFET-MG

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira

DIA:

11/05/2018 – sexta-feira

HORA:

14:00 horas

RESUMO: Apesar do crescente empenho das autoridades públicas e da população na prevenção da dengue, da febre chikungunya, da febre amarela e do zika vírus, muitos casos de infecção humana (com gravidade variável) têm sido registrados periodicamente no mundo. As fêmeas infectadas do Aedes destacam-se como dispersoras destas arboviroses. O estudo do ciclo de vida deste mosquito é de grande importância para a saúde pública mundial e, em especial, no Brasil, onde as condições ambientais e climáticas são favoráveis à sua infestação. A modelagem matemática possibilita prever a dinâmica destes vetores e de suas arboviroses através da simulação de modelos entomológicos e/ou epidemiológicos. Este trabalho propõe o estudo de modelos matemáticos que descrevem o ciclo de vida do Aedes com dependência da pluviosidade e/ou temperatura e/ou umidade, considerando um sistema de equações diferencias ordinárias não lineares. Os modelos incluem a possibilidade de simulação de controle entomológico. Estudos como de equilíbrio, de estabilidade, de sensibilidade são realizados sobre os modelos. Dois dos modelos são confrontados com dados amostrais de campo de fêmeas Aedes Aegypti capturadas pelas armadilhas MosquiTRAP@ em um programa de controle ambiental nos municípios Caratinga (Minas Gerais, Brasil), Lavras (Minas Gerais, Brasil) e Sete Lagoas (Minas Gerais, Brasil). Os resultados mostram um aumento na infestação do vetor com o aumento das variáveis climáticas nas três cidades, este fato potencializa o risco de surtos das arboviroses transmitidas pelo Aedes. Usando técnicas de otimização, o trabalho mostrou que as intervenções no verão, primavera-verão e verão-outono realizadas em intervalos regulares de tempo agiu como uma medida preventiva contra a infestação do mosquito, e foi possível verificar horizontes livres da infestação vetorial.

Palavras-chave: Modelo Matemático. Aedes. Pluviosidade. Temperatura. Taxa de Infestação Vetorial. Otimização.

 

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO - Moisés Henrique Ramos Pereira

Thursday, 19 April 2018 18:15

There are no translations available.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional – PPGMMC tem o prazer de convidar a comunidade científica para a 10ª sessão pública de apresentação e defesa da Tese de Doutorado:

CANDIDATO (A): Moisés Henrique Ramos Pereira

TÍTULO:

“Análise de Sentimentos Multimodal Aplicada à Computação de Níveis de Tensão em Vídeos de Notícias”.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Flávio Luis Cardeal Pádua (Orientador)

CEFET-MG

Profª. Drª. Giani David Silva (Coorientadora)

CEFET-MG

Prof. Dr. Fabrício Benevenuto de Souza

UFMG

Prof. Dr. Marcello Peixoto Bax

UFMG

Prof. Dr. Anísio Mendes Lacerda

CEFET-MG

Prof. Dr. Adriano César Machado Pereira

CEFET-MG

LOCAL:

Auditório 401 do Prédio 17 Campus II, CEFET-MG

Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira

DIA:

23/04/2018 – segunda-feira

HORA:

13:30 horas

RESUMO: Esta tese aborda o desenvolvimento de uma nova abordagem de análise de sentimentos multimodal para estimar os níveis de tensão em vídeos de notícias. As mídias de notícias constituem um tipo específico de discurso e se tornaram uma parte central da vida moderna de milhões de pessoas. Neste contexto, é muito importante estudar e entender como a indústria de notícias funciona e como ela afeta o cotidiano da sociedade. Para isso, especialmente sob a perspectiva da análise do discurso, a abordagem proposta calcula níveis de tensão como pontuações de sentimento (polaridades) ao longo da narrativa das notícias, revelando os diferentes padrões de comunicação utilizados. A fim de atingir esse objetivo, combinou-se pistas visuais e de áudio extraídas dos participantes das notícias, tais como repórteres, âncoras, entrevistados, dentre outros, usando métodos para: (1) reconhecimento de emoção a partir das expressões faciais, (2) estimativa do plano fílmico e (3) extração de recursos de áudio (p. ex., características de croma, coeficientes mel-cepstrais no domínio da frequência e características espectrais), bem como sentenças textuais obtidas a partir da (4) análise de sentimento das transcrições de fala da narrativa das notícias. Os resultados experimentais com um conjunto de dados contendo 960 vídeos de notícias rotuladas para telejornais brasileiros e americanos mostram que a abordagem proposta atinge uma precisão global de 64,17% na tarefa de classificação de níveis de tensão. Ao ser comparado também com um baseline, o método proposto alcançou uma precisão próxima de um método supervisionado, mas sem a necessidade de um treinamento rotulado. Esses resultados demonstram o alto potencial da abordagem proposta para ser usada por analistas de mídia em várias aplicações, especialmente no domínio jornalístico.

Palavras-chave: Análise de Sentimentos Multimodal. Vídeos de Notícias. Análise do Discurso. Estimativa de Níveis de Tensão.

 

Page 1 of 20

«StartPrev12345678910NextEnd»
Editores