There are no translations available.

 

MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL


APRESENTAÇÃO

A temática de Modelagem Matemática e Computacional tem sido reconhecida como particularmente adequada ao desenvolvimento de pesquisas de caráter interdisciplinar. Permite a constituição de grupos heterogêneos, com pesquisadores oriundos de diversas áreas do conhecimento, promovendo o estudo integrado dos mais diversos problemas de modelagem. Como consequência, há a síntese de técnicas, a uniformização de vocabulário e a criação de conceitos mais abrangentes. Isto proporciona um alargamento das fronteiras do conhecimento, o que não era possível sem a constituição de tais grupos.

A formação do aluno em um ambiente para estudo e solução de problemas de modelagem propicia o perfil de um profissional diferenciado de qualquer outro, apto a enfrentar com competência e criatividade os mais variados problemas de modelagem possíveis no mundo de hoje.

 

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional caracteriza-se pelo desenvolvimento de pesquisas de caráter interdisciplinar. Tal particularidade se manifesta ao se considerar que:

• os conceitos e técnicas de modelagem não se caracterizam pela sua universalidade. Antes, pelo contrário, no que concerne à modelagem, o que se observa é uma grande dispersão de técnicas, vocabulário não padronizado e mesmo diferenças conceituais importantes;

• a constituição de grupos não homogêneos com pesquisadores oriundos de diversas áreas do conhecimento para estudo integrado de problemas de modelagem vem possibilitando a transferência de técnicas, de vocabulário e de conceitos de uma área do conhecimento para as outras, gerando novos conhecimentos e implicando no surgimento dessa nova disciplina;

• a síntese de técnicas, a uniformização de vocabulário e a criação de conceitos mais abrangentes proporcionam um alargamento das fronteiras do conhecimento;

 

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para admissão de novos alunos é realizado semestralmente, por meio de um edital de processo público para seleção e admissão de novos alunos. O número de vagas é fixado pelo Colegiado do Prograna de Pós-Graduação, e constará do edital do processo seletivo. A avaliação dos candidatos compreende duas etapas, ambas de caráter eliminatório: i. Etapa de Análise do Projeto de Pesquisa e Documentação; ii. Etapa de Entrevista.

 

PERFIL DESEJADO DO CANDIDATO

Por ser uma área de atuação de natureza intrinsecamente interdisciplinar, não se pretende pré-definir um perfil rígido para os alunos candidatos. Porém, é desejável que os candidatos tenham habilidades matemáticas e computacionais, ou evidenciem ter capacidade de desenvolvê-las durante o curso. Neste sentido, é natural esperar que alunos egressos de cursos da área de Ciências Exatas e Engenharias sejam mais propensos a se candidatarem ao Curso, o que não exclui, de forma alguma, que candidatos de outras áreas de conhecimento, tendo as habilidades desejadas para ingresso no Curso, possam também se candidatarem.

 

LINHAS DE PESQUISA

A. Sistemas Inteligentes

Essa linha de pesquisa busca apreender, apropriar e recontextualizar um corpo de conhecimentos e as melhores práticas de outras disciplinas e/ou áreas de pesquisa como as ciências cognitivas, neurociência, biologia, linguística, física, ciência da informação, ciência da computação, matemática computacional, engenharias, entre outras. Os métodos e técnicas, advindos da análise linguística, modelos e processos cognitivos, aprendizagem de máquinas, redes semânticas, métodos baseados em lógica difusa, redes neurais artificiais, processamento distribuído, sistemas dinâmicos compõem o referencial teórico dessa linha de pesquisa.

Atualmente, os principais temas de interesse da linha de pesquisa são: Otimização Multiobjetivo; Engenharia de Software; Neurociência Computacional; Vida Artificial; Representação do Conhecimento; Otimização Combinatória; Inteligência Computacional; Redes Neurais Artificiais; Sistemas Nebulosos; Controle de Sistemas; Computação Evolutiva; Otimização Linear; Análise Probabilística de Sistemas; Sistemas Multiagentes.

Docentes da Linha de Pesquisa:

Profa. Dra. Elizabeth Fialho Wanner (Otimização Multiobjetivo e Algoritmos Evolutivos)

Prof. Dr. Fernando Antônio Campos Gomide (Controle de Sistemas)

Prof. Dr. Gray Farias Moita (Engenharia de Software)

Prof. Dr. Henrique Elias Borges (Neurociência Computacional)

Prof. Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza (Otimização Combinatória)

Prof. Dr. Paulo Eduardo Maciel de Almeida (Inteligência Computacional e Controle de Sistemas)

Prof. Dr. Rodrigo Tomás Nogueira Cardoso (Otimização Multiobjetivo em Epidemias e Finanças)

Prof. Dr. Rogério Martins Gomes (Inteligência Computacional e Computação Evolutiva)

Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Souza (Otimização Combinatória)

Prof. Dr. Vinícius Fernandes dos Santos (Algoritmos e Teoria de Grafos)

 

B. Métodos Matemáticos Aplicados

Essa linha de pesquisa se caracteriza pela utilização de técnicas e métodos matemáticos e de simulação computacional para a modelagem de sistemas naturais ou não. Os sistemas poderão ser lineares ou não-lineares, descritos por equações diferenciais ou algébricas, resultantes de métodos de simulação ou de modelagem de sistemas físicos e da natureza. Os modelos matemáticos resultantes podem ser probabilísticos ou não probabilísticos, discretos ou contínuos.

Atualmente, os principais temas de interesse da linha de pesquisa são: modelos matemáticos contínuos e discretos de sistemas físicos e da natureza; métodos de aproximação por princípios variacionais ou de discretização; diferenças finitas, elementos finitos, volumes finitos; métodos numéricos para equações diferenciais ordinárias; métodos numéricos para equações diferenciais parciais; métodos analíticos de resolução de equações diferenciais parciais; métodos para álgebra computacional; simulação e métodos de Monte Carlo; análise probabilística de sistemas; processamento de sinais e imagens; telecomunicações.

Docentes da Linha de Pesquisa:

Prof. Dr. Adriano César Machado Pereira (Sistemas Web e Data Mining)

Prof. Dr. Allbens Atman Picardi Faria (Sistemas Complexos)

Prof. Dr. Arthur Rodrigo Bosco de Magalhães (Física Quântica e Econofísica)

Prof. Dr. Breno Rodrigues Lamaghere Galvão (Química Computacional)

Profa. Dra. Cristina Duarte Murta (Sistemas Distribuídos e Redes Complexas)

Prof. Dr. Flávio Luiz Cardeal Pádua (Robótica e Visão Computacional)

Prof. Dr. Giancarlo Queiroz Pellegrino (Física Matemática)

Prof. Dr. José Geraldo Peixoto de Faria (Física Quântica e Informação Quântica)

Prof. Dr. José Luiz Acebal Fernandes (Sistemas Dinâmicos Biológicos)

Prof. Dr. Leonardo dos Santos Lima (Física da Matéria Condensada)

Prof. Dr. Thiago de Souza Rodrigues (Bioinformática)

Prof. Dr. Thiago Gomes de Mattos (Física Computacional)

 

 

 

 
Editores