Defesa de Dissertação de JÚLIO ZIVIANI POCHMANN

Título: Análise de Viabilidade do Uso de Sistemas de Armazenamento de Energia em Sistemas Fotovoltaicos Residenciais em Horário de Pico Aplicado a Belo Horizonte

Candidato: Júlio Ziviani Pochmann

Resumo: O objetivo principal do presente trabalho é avaliar a viabilidade técnica e econômica de um sistema híbrido, composto por um gerador fotovoltaico e uma bateria, utilizado para atendimento da carga residencial em horário de pico de casas típicas de Belo Horizonte/MG. Uma extensa revisão bibliográfica é realizada para sistemas de armazenamento de energia, principalmente baterias, e módulos fotovoltaicos baseados em Silício, de maneira a caracterizá-los e mostrar a evolução tecnológica dos mesmos. A partir da obtenção e elaboração de um extenso banco de dados, quatro casos específicos, relativos a diferentes alimentadores e suas respectivas regiões de atendimento, são analisados em detalhe. Para cada caso, são realizados os dimensionamentos do gerador fotovoltaico, do inversor e da capacidade de armazenamento da bateria, baseada na sua profundidade de descarga. Os sistemas híbridos dimensionados são então simulados no software SAM (System Advisor Model), fornecido gratuitamente pelo NREL (National Renewable Energy Laboratory). Os resultados obtidos indicam a viabilidade técnica para todos os casos e viabilidade econômica para um deles dentro do cenário base adotado, sem financiamentos ou incentivos governamentais e/ou da concessionária de energia. Além disso, análises paramétricas indicam que a viabilidade econômica pode ser obtida para todos os casos estudados desde que haja incentivo financeiro governamental e/ou da concessionária de energia local igual a 30% do custo inicial do sistema híbrido.

Palavras-chave: Gerador Fotovoltaico. Bateria. Sistema Híbrido. SAM. Horário de Pico. Viabilidade Técnica. Viabilidade Econômica.

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Henrique Martins Neto (orientador - CEFET-MG)

Prof. Dr. Frederico Romagnoli Silveira Lima (CEFET-MG)

Prof. Dr. Luis Guilherme Monteiro Oliveira (PUC-MG)

Data: 11/05/2018

Horário: 9:00 horas

Local: Anfiteatro do Depto de Engenharia Mecânica (Sala 100 - prédio 4)

 

Usina Solar do CEFET-MG

 
Editores