Corpo Docente

Cláudio José Martins, Dr., UFRJ

Graduado em Engenharia Civil pela UFOP é Mestre em Engenharia Civil também pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professor adjunto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua nos cursos de Engenharia de Produção Civil e Mestrado em Engenharia Civil na área de Estruturas, notadamente no dimensionamento estrutural em concreto armado, análise estrutural dinâmica, fundações e iteração solo-estrutura, patologia das construções, comportamento dos materiais e tecnologia das construções.

Conrado de Souza Rodrigues, Dr., PUC-Rio

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), com mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), com parte das atividades de doutoramento tendo sido realizadas no Departamento de Engenharia Civil e Geociências da Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda (2002). Atualmente é pesquisador e professor Adjunto IV do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua nos cursos de Engenharia de Produção Civil e Mestrado em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais não convencionais, construção e sustentabilidade, materiais de substituição parcial de cimento portland, comportamento mecânico dos materiais, fibrocimentos sem amianto. É membro da ABMTENC - Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias Não-Convencionais e compõe o comitê técnico-científico internacional dos congressos da série NOCMAT - Non-Conventional Materials and Technologies.

Denise de Carvalho Urashima, Dra., ITA (colaboradora)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1996) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2002). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais com colaboração em projetos de pesquisa no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica dos Solos, Geotecnia Ambiental, Geossintéticos, Filtração, Simulação.

Eliene Pires Carvalho, Dra., UFMG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1997), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em construção civil, análise experimental de estruturas e sistemas de certificação de qualidade. Também possui experiência na área de ensino e pesquisa. Atualmente é professora de Resistência dos Materiais e Estruturas de Madeira no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Flávio Antônio dos Santos, Dr., UFSC

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), onde concluiu mestrado em Engenharia de Estruturas (1995). É doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) com doutorado sandwich na Universidade de Edimburgo (Escócia, 1998 a 2001). Foi visitante na École Nationale Supérieure d'Arts et Métiers (ENSAM/Chambéry, França) onde desenvolveu projeto na área de Construção e Meio Ambiente. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais nos cursos de Engenharia de Produção Civil e Mestrado em Engenharia Civil. Tem produção com ênfase em Construção Civil e Estruturas e atuação em: alvenaria estrutural, construção de edifícios, estruturas, análise experimental de tensões e tecnologia de construção.

Gray Farias Moita, Ph.D., Univ. of London, Inglaterra (colaborador)

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1987), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Aeronáutica pela University of London (1994) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professor associado e diretor de pesquisa e pós-graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, alvenaria estrutural, análise não-linear, hiperelasticidade, sistemas computacionais inteligentes, engenharia de software e xml.

Hersília de Andrade e Santos, Dra., UFMG

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, colaboradora da Universidade Federal de Lavras e conselheira - Câmara Técnica de Planos de Recursos Hídricos de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: renaturalização de cursos d'água e mecanismos de transposição de peixes.

Maria Cristina Ramos Carvalho, Dra., UFSC
Graduada em Arquitetura pela Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1985), concluiu mestrado (2000) e doutorado (2004) em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sandwich na Concordia University (Canadá, 2001-2002). Atualmente é professora nos cursos de Engenharia de Produção Civil e de Mestrado em Engenharia Civil do Departamento de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem produção com ênfase em Construção Civil, Arquitetura e Estruturas, atuando principalmente em: alvenaria estrutural, processos de projeto, racionalização de processos construtivos, arquitetura e construção sustentável.

Nilton da Silva Maia, Dr., UFMG

É doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), graduação em Curso Especial de Formação de Professores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, nos cursos de Engenharia de Produção Civil e Mestrado em Engenharia Civil. Atua principalmente nos seguintes temas: strain gage, extensometria, análise experimental de tensões, integridade estrutural, strain gage measurement e desenvolvimento de transdutores especiais, avaliação de danos por meio da técnica de emissão acústica.

Paulo Henrique Ribeiro Borges, Ph.D., University of Sheffield, Inglaterra
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Sheffield, Reino Unido (2007). Atualmente é Prof. Adjunto III do curso de Engenharia de Produção Civil, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do CEFET-MG. Suas atividades de pesquisa são na área de Engenharia Civil e Materiais, ênfase em Materiais e Componentes de Construção, principalmente nos seguintes temas: cimentos, compósitos a base de cimento Portland, durabilidade de concretos, ensaios acelerados de durabilidade, adições de materiais pozolânicos, caracterização microestrutural, aproveitamento de rejeitos industriais.

Péter Ludvig, Dr., UFMG
Professor Efetivo EBTT no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) no Departamento de Engenharia Civil, credenciado ao programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Atualmente Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Efetuou estágio de pós-doutorado no Laboratório de Nanomateriais, Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2012) na área de nanotecnologia aplicada a materiais cimentícicos. Possui graduação e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Ciências Técnicas e Econômicas de Budapeste, Hungria (2007), com especialização em Geotecnia, Pontes e Estruturas e Construção Urbana. Elaborou o trabalho de conclusão do curso (projet de fin détudes) no INSA de Rennes, França (2007). Atuou como Engenheiro Civil em projetos estruturais de obras de artes especiais de concreto armado na Fomterv SA (Budapeste) de 2007 a 2008. Tem experiência nas áreas de estruturas de concreto armado, materiais a base de cimento, ensaios mecânicos e análise de materiais, e síntese de nanomateriais e nanocompósitos.

Rogério Cabral de Azevedo, Dr., UFSC
Doutorado em Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (Gerenciamento de riscos na construção civil) em 2013. Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Avaliação de desempenho e indicadores de qualidade na construção civil) em 2009. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Professor do Departamento de engenharia de Produção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em avaliação de desempenho e gerenciamento de riscos. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Desempenho, Avaliação e gerenciamento de riscos, Gerenciamento e análise de informações e Armazenamento de grande volume de dados (sistemas de Data warehouse).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editores