Sobre o Doutorado

 

O Curso de Doutorado em Estudos de Linguagens, assim como o Mestrado, tem o objetivo de contribuir para a realização de estudos e pesquisas na área de Letras, concentrando-se em questões interdiscursivas e tecnológicas, em Análise do Discurso, edição e ensino de línguas e literatura. Visa também à formação acadêmica de pesquisadores em áreas de aplicação e desenvolvimento de metodologias ligadas à produção e à edição de textos em diversos suportes, à formação de críticos literários e produtores culturais.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens foi recomendado pelo comitê “Letras e Linguística” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES do MEC, em 24 de outubro de 2008 e tem, atualmente, nota 4, após sua primeira avaliação trienal. Após exitosa experiência com o Mestrado, o curso de Doutorado foi aprovado em 2014, com início no primeiro semestre de 2015.

Os cursos de Mestrado e de Doutorado do PPG em Estudos de Linguagens são gratuitos e contam com bolsas de estudos financiadas por instituições de fomento à pesquisa e pelo Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação do CEFET-MG.

Todo programa de pós-graduação passa por avaliação periódica da Capes, momento de suma importância para a consolidação do programa. Portanto é fundamental que o Posling continue apresentando pesquisas e dissertações de qualidade, boa produção docente e discente, com publicação de artigos em periódicos e participação em eventos científicos nacionais e internacionais. A internacionalização, por exemplo, é um elemento que o CEFET-MG vem incentivando fortemente, incluindo-se as chances constantes de estudos intercalados no exterior, com instituições conveniadas.

É importante salientar que o Posling tem se constituído como um espaço de discussão realmente interdisciplinar, sem perder o foco nos estudos das linguagens. Conceitos e técnicas emprestados, traduzidos ou adaptados de várias áreas, a formação de grupos de formação não-homogênea e a maneira integradora como vimos dialogando com esses elementos nos ajudam a constituir um espaço de pesquisa e discussão em Linguagens, conferindo-lhe o caráter de interdisciplinar e aberto.

 

Para verificar a localização do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, clique em mapa.

Editores